sexta-feira, 15 de junho de 2007

Orkut amplia parceria com Justiça do Brasil



O Ministério Público de Minas Gerais e o Google assinaram um acordo nesta segunda-feira (11) para a utilização de uma ferramenta no site de relacionamentos Orkut, reduzindo a burocracia na hora de retirar do ar páginas com conteúdo que fere o Código Penal brasileiro. Agora, nos casos de crime contra a vida, não é necessário mandado judicial para a retirada da página do ar.

Com a parceria, pretende-se coibir crimes praticados na internet, como pedofilia, racismo e tráfico, mantendo uma página disponível 24 horas por dia, para comunicação direta de dados referentes à atividade ilegal.

O acordo é o segundo do tipo no Brasil -– o Rio de Janeiro firmou uma parceria semelhante em abril deste ano. Segundo o representante jurídico do Google no Brasil, Durval Noronha Goyos Júnior, o acordo firmado em Minas é mais amplo que o do Rio de Janeiro. O Google tem 24 horas para responder aos pedidos de exclusão de conteúdo suspeito, e os próximos Ministérios Públicos a firmarem a parceria são os de Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul.

As medidas têm como objetivo amenizar os problemas que o Google vinha enfrentando no Brasil por causa do site de relacionamentos que reúne cerca de 57,4 milhões de usuários, sendo que 55,48% são brasileiros. O serviço já foi denunciado por servir como uma plataforma para diversos tipos de crimes no Brasil e, por isso, o gigante das buscas teve de fornecer dados de seus usuários à Justiça brasileira.

O Google também colocará à disposição do Ministério Público de Minas uma conta no Orkut para a promoção de uma campanha contra a pornografia infantil e o preconceito. O acordo prevê ainda a implementação de filtros e de um cadastro para os usuários que permita sua identificação através de documentos válidos.

Fonte: G1

Piratas usam YouTube para roubar dados


Na tentativa de convencer os internautas a clicar em um link que instala códigos maliciosos no computador, piratas virtuais passaram a apelar para o YouTube, o site de vídeos mais popular da internet. Com esse novo golpe, identificado pela empresa de segurança Trend Micro, os criminosos conseguem instalar na máquina dos internautas um cavalo de tróia, praga que rouba dados (inclusive financeiros) das vítimas.

O código malicioso não está instalado no YouTube -- esse tipo de ataque seria difícil, já que os arquivos do site ficam nos servidores do Google. Na verdade, eles só usam o nome do site para atrair a atenção dos internautas.

“Os criminosos enviam um link para as vítimas em potencial, seja via e-mail ou comunicador instantâneo, sugerindo o acesso a um vídeo do YouTube. Quando o usuário clica nesse link, instala o código malicioso em seu computador”, explicou ao G1 Eduardo Godinho, gerente técnico de contas da Trend Micro.

De acordo com o especialista, os criadores dessa praga usaram uma estratégia inteligente, ao fazer com que o link sugerido realmente abrisse um vídeo no YouTube. “Como se trata de um código que tem o objetivo de roubar informações, os piratas não querem que as vítimas desconfiem. Ao visualizar o conteúdo prometido, o usuário achará que está tudo dentro da normalidade”, continuou.

O código instalado no computador das vítimas foi identificado como Banload.CZE, que tem como alvo máquinas com o sistema operacional Windows nas versões 98, ME, NT, 2000, XP e Server 2003.

Esse tipo de golpe é conhecido como phishing scam. Com ele, criminosos tentam convencer os internautas a clicar em links ou baixar arquivos que instalam no computador códigos maliciosos. O principal objetivo dos piratas é obter dados financeiros, para que possam realizar transferências financeiras ou pagamentos on-line, sem o conhecimento do titular da conta.

Fonte: G1

Beta de Halo 3 atraiu mais de 800 mil jogadores


A Microsoft informou que terminou seu teste beta das funcionalidades multiplayer de Halo 3, atraindo um total de 820 mil participantes que jogaram, ao todo, o equivalente a mais de 12 milhões de horas.

Iniciado em 16 de maio, o beta do novo título de Xbox 360 teve alguns problemas, com instabilidades na rede do Xbox Live pelos quase 350 Terabytes de dados de jogo transferidos.

Segundo o site BetaNews, agora a companhia se voltará para a pré-venda de itens baseados na série, com um controle e um fone de ouvido sem fio para o console Xbox 360, que serão entregues em setembro.

Também em setembro, no dia 25, Halo 3 chegará às lojas, Shane Kim, vice-presidente da Microsoft Game Studios aposta no sucesso e em uma nova adesão de jogadores à plataforma Xbox 360 e sua forte rede Xbox Live.

Um recurso permitia que partidas fossem gravadas em vídeo e dispostas online através do Xbox Live. O resultado foi um sucesso: mais de 580 mil vídeos foram feitos, um total de 2,7 Terabytes de dados, informou o VNUNet.

Para comemorar o terceiro episódio da saga do personagem Master Chief, iniciada em 2001 para promover a primeira geração de videogames da empresa, uma edição especial do tocador portátil Zune trará conteúdo de Halo 3 e será vendida pelo site GameStop a partir do dia 15 de junho por US$ 249.

Adicionalmente, um livro sobre o personagem, publicado pela Tor Books, será lançado dia 2 de outubro, e uma série em quadrinhos distribuída pela Marvel terá início em 25 de julho.

Fonte: yahoo.com.br

Piraí terá laptop Classmate dia 20


A cidade de Piraí, no interior do Rio de Janeiro, vai usar 400 notebooks Classmate, da Intel, os principais rivais do XO, o laptop de 100 dólares do guru do MIT Nicholas Negroponte.

O Classmate estréia no dia 20 de junho. Piraí, uma cidade de apenas 24 mil habitantes que se tornou conhecida por ter uma das primeiras redes municipais de banda larga no país, está interessada em comprar mais unidades do laptop para levar a máquina a todos os seus estudantes.

O anúncio da experiência com o Classmate foi feito pelo vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, atualmente secretário carioca de Obras e ex-prefeito de Piraí, no Conip, congresso de políticas públicas que acontece esta semana em São Paulo.

O Classmate custa mais de duas vezes o preço do laptop de 100 dólares – ops, de 175 dólares, mas tem a vantagem de já ser um produto acabado, em perfeitas condições de funcionamento. O XO, por enquanto, é apenas um protótipo. Pode acabar até sendo melhor, mas por enquanto ainda é um animal de laboratório.

Fonte: blog da revista info online

Gmail fica melhor com anexo maior


Um elemento chave dos e-mails hoje em dia é o tamanho dos e-mails. O
Gmail acaba de fazer a coisa certa: aumentar o teto dos arquivos
anexados às mensagens para 20 MB.

Com a presença cada vez maior dos vídeos no nosso dia-a-dia e a
multiplicação geométrica das fotos, graças às câmeras stand alone e às
embutidas nos celulares, o tamanho dos anexos se tornou tão ou mais
importante ainda que a capacidade total de armazenamento de uma caixa
postal.

É claro que isso não é bem assim para quem usa e-mail como
armazenamento pesado - mas o limite das caixas cresceu tanto em geral
que não é mais uma questão tão crítica quanto tempos atrás.

O próximo tópico importante na briga dos e-mails é a integração com os
outros aplicativos de escritório - agenda, planilha, processador de
texto etc. Nesse campo, o Gmail ainda está com uma dúvida grande. Os
aplicativos estão lá, mas não sincronizam com os desktops.

Fonte: blog da revista info online

Safari para Windows atinge 1 milhão de downloads


O navegador Safari, em sua terceira edição, estreou nos sistemas Windows com uma versão beta lançada na segunda-feira, dia 11 de junho. Até o momento, apenas a versão para o sistema da Microsoft foi baixada mais de um milhão de vezes.

Os dados do estrondoso sucesso foram divulgados pela Apple, que com o lançamento para o Windows pretende colocar seu navegador em pé de igualdade com os dois maiores concorrentes do mercado: Internet Explorer e Firefox, que juntos somam 18,6 milhões de usuários.

O site Webware brinca e pergunta quantos desses downloads teriam sido feitos por hackers ou especialistas em segurança, já que em pouco tempo o aplicativo teve nove falhas descobertas.

Para resolver alguns dos problemas, extremamente criticados por especialistas, a Apple lançou a versão 3.0.1, que corrige três das vulnerabilidades encontradas no software para os sistemas Windows XP e Windows Vista, mas que não afetam o Mac OS X, noticiou o site CNet.

A versão 3.0.1 do Safari para Windows pode ser baixada em apple.com/safari/download.

Fonte: terra.com.br

terça-feira, 12 de junho de 2007

Igreja vai processar Sony por jogo "doentio"

A Church of England, igreja nacional do Reino Unido, ameaça processar a Sony. A empresa incluiu sem permissão uma cena de tiroteio em seu jogo Resistance: Fall of Man, que se passa dentro da Catedral de Manchester. A Sony garante que possui documentos que garantem a permissão. Membros da igreja, que considera o jogo "doentio e sacrílego", terão um encontro nesta segunda-feira para discutir os próximos passos do processo.

Segundo o site da "BBC News", o Bispo de Manchester, reverendo Nigel McCulloch, considerou o jogo "perigosamente irresponsável" por incentivar o uso de armas. A cidade de Manchester tem um histórico triste de crimes com armas de fogo, e por isso o assunto foi destaque nos principais jornais ingleses como o Daily Mail e o The Times. O público-alvo do jogo é composto por adolescentes e jovens adultos.

David Wilson, porta-voz da Sony no Reino Unido, declarou ao jornal inglês The Times que "as imagens do jogo foram criadas por computador; nenhum vídeo ou fotografia real foi obtida no local. Trata-se apenas de diversão, como no seriado Doctor Who ou qualquer filme de ficção científica. Não é realidade, de forma alguma".

Quanto à alegação de que não foi pedida autorização, Wilson diz que "durante todo o processo de desenvolvimento do jogo, pedimos permissão às autoridades competentes sempre que isso se fez necessário".

Para mais informações sobre o jogo, visite o site oficial: www.resistancefallofman.com.

Fonte: terra.com.br

Google faz queixa à Justiça contra Microsoft

O gigante das buscas Google registrou uma queixa para autoridades antitruste, afirmando que o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, colocou seus rivais em uma desvantagem injusta.

Segundo o jornal Wall Street Journal, o Google mandou um documento de 50 páginas para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e para procuradores gerais dos estados em abril, afirmando que a nova versão da Microsoft violava um acordo antitruste da empresa.

Nesse documento, o Google alegou que o Vista torna difícil para os consumidores utilizarem aplicações de busca de empresas rivais no computador, como aquelas fornecidas pelo Google e outras empresas.

A busca dentro do computador permite que os usuários procurem conteúdos no disco rígido de sua máquina. Companhias de internet a vêem como uma ferramenta chave para construir lealdade com o consumidor.

A alegação do Google está sendo analisada pelo Departamento de Justiça e procuradores gerais. A Microsoft rejeitou a alegação do Google de que o Vista viola o acordo antitruste.

“Não acreditamos que essa aplicação levante qualquer questão antitruste”, disse Brad Smith, advogado da Microsoft.

Fonte: globo.com

Navegador da Apple é lançado para Windows

O presidente executivo da Apple, Steve Jobs, disse nesta sexta-feira que sua empresa tentará abocanhar uma parte do mercado do 'browser' dominante - o Internet Explorer, da concorrente, Microsoft - mediante seu navegador Safari, que trabalha com os sistemas operacionais Windows XP e Windows Vista.

Em conferência a programadores em um salão de San Francisco, Jobs anunciou que cópias abertas do 'browser' Safari, da Apple, estão disponíveis para quem quiser desenvolver aplicativos para ele.

A Apple revelou nesta segunda-feira para programadores independentes os segredos de seu longamente aguardado iPhone, abrindo o caminho para o desenvolvimento de programas quando o iPhone chegar ao mercado, em 29 de junho. "Temos uma notícia muito doce para vocês", disse. "Podem começar a trabalhar em seus aplicativos iPhone hoje mesmo. Estamos muito entusiasmados com isso", acrescentou.

O anúncio foi recebido com alegria pelos programadores, que pressionaram a empresa para que lhes desse uma possibilidade de criar aplicativos para o iPhone.

Fonte: terra.com.br

Amtek lança novo UMPC 'alternativo'


A Intel lançou a sua plataforma UMPC de 2007 em abril, e em pouquíssimo tempo, o número de empresas que anunciaram modelos baseados nele foi supreendente, como os da Samsung,Fujitsu e Asus. A Amtek é a próxima, a inserir mais um modelo à lista, com o novo U560. O modelo usa o processador Intel A110 de 800MHz, juntamente com 512 MB de RAM e 40 GB de HD 4200 RPM e 1,8". A tela usada é de 4,8 polegadas, com resolução de 1024x600, que esconde um teclado qwerty por trás. O tamanho da tela é um dos pontos fortes desse UMPC, segundo alguns usuários. Enquanto a tela do Sony VAIO UX possui somente 4,5", o que dificulta a leitura de textos, por exemplo, o Samsung Q1 tem 7", consideravelmente acima de um tamanho agradável para um UMPC. Entre outros recursos, estão a webcam de 1,3 MP, Bluetooth 2.0+EDR, 802.11a/b/g, duas portas USB 2.0, slot CompactFlash, entre outros. O Amtek U560 será lançado na segunda metade deste ano, com o preço médio de 1200 dólares.

Fonte: guiadohardware.net
Empregos Manager Online